Paróquia de Capoeiras

CPP – Conselho Paroquial de Pastoral

Atualizado: 28 de abr de 2021

Presidente: Pe . Cláudio José Zimermann
 

Coordenadora: Roseli Clasen Stol
 

Vice-Coordenadora: Maria José Feitosa de Paiva
 

Secretária: Afonsa Kelly Boscia Zanin
 

CPC - Conselho Paroquial das Comunidades


 
É formado de cristãos católicos, sem direito à remuneração, que dão sua ajuda a título de colaboração para com as atividades pastorais na administração da Paróquia. O patrimônio da Paróquia é administrado em nome da autoridade Arquidiocesana pelo CEP, do qual o Pároco é o Presidente. Na escassez de sacerdotes ou afastamento imediato do Pároco, poderá ser presidente do CEP quem for indicado pelo Arcebispo para exercer as funções paroquiais conforme o CDC 517,2º. É o CEP da Matriz que orienta e controla a administração das demais comunidades da Paróquia. O CEP de cada Paróquia é formado por meio do Conselho.

Orientações do regimento do Conselho de Pastoral da Comunidade - CPC

  • Segundo o artigo 4º do regimento do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC), os objetivos básicos do CPC são:
     
    Articular, planejar, coordenar e avaliar a caminhada pastoral na comunidade local, promovendo ação pastoral de conjunto;

  • Despertar a consciência de uma Igreja ministerial, incentivando as diversas vocações, para os ministérios ordenados, a vida consagrada, os ministérios leigos e as lideranças pastorais;

  • Descobrir e incentivar novas modalidades de ação pastoral;
     
    Estudar e promover a captação de recursos financeiros e decidir sobre sua melhor aplicação de acordo com o espírito cristão;

  • Organizar o Dízimo como fonte principal de manutenção da pastoral.
     

     
    Já o artigo 5º, diz que o CPC é responsável pela elaboração de um plano de atividades, levando em conta o que for decidido e aprovado pela Assembléia Paroquial de Pastoral e pelo CPP.
     

     
    O artigo 6º apresenta que serão princípios norteadores de toda a atividade do CPC:
     
    • Despertar e fomentar o espírito de comunhão e de co-responsabilidade no estudo e na ação pastoral, segundo a missão específica da Igreja;
     
    • Favorecer a conversão pessoal, o incremento da vida religiosa da comunidade e ser fermento de transformação social, segundo as exigências e os apelos da Palavra de Deus.
     
    A partir destas colocações, observasse que é de extrema importância o bom funcionamento do CPC´s. Nas comunidades que ainda não possuem os CPC´s constituídos, é interessante que se articulem para se adaptarem ao novo sistema.
     
    A criação do CPC em uma comunidade é caminho para que as ações pastorais possam agir com mais eficiência e unidade. Para isso, é necessário que os integrantes de todas as pastorais e demais organismos representativos na comunidade estejam presente nas reuniões. Portanto, todos devem estar cientes do dia e horário da reunião.
     

     
    Para que os encontros do Conselho de Pastoral da Comunidade atinjam seus objetivos e metas, é imprescindível:


 
•  Que todas as pastorais trabalhem em conjunto;
 
•  Que haja uma integração entre as mesmas;
 
•  E o mais importante, que haja comunicação e troca de informação entre seus integrantes.
 
Outro ponto que devemos dar muito valor é a questão da agenda/pauta da reunião. Este documento conterá os principais pontos que serão abordados durante a reunião. Dessa forma, teremos um encontro organizado, centrado nos assuntos importantes e com as devidas orientações. É imprescindível que a coordenação se reúna com antecedência para discutir os assuntos a serem tratados no CPC e montar a pauta/agenda.
 

 
Sugestões para organização de uma reunião


 
• A Coordenação deverá se reunir para discutir, por exemplo, qual será a temática ou assunto de estudo durante a reunião do CPC, podendo aproveitar também o tema escolhido, para montar a ambientação do espaço da reunião, criando com isso um ambiente que poderá ser utilizado para a espiritualidade e a formação;

O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) é um órgão de natureza consultiva com a finalidade de ajudar o Pároco na promoção da ação pastoral, de acordo com as normas do Direito Canônico e da Igreja Particular de Florianópolis. Deve promover a articulação das dimensões nas exigências da ação evangelizadora e da promoção da ação Pastoral, a partir da realidade da vida paroquial. O CPP é formado pelos coordenadores das pastorais, grupos e movimentos que atuam na comunidade; É eleito para este grupo, um coordenador (a) e um secretário (a).

CPC da Matriz

Presidente: Pe . Cláudio José Zimermann

Coordenadora: 

Vice Coordora:  

Secretário: 

Administrador Financeiro (Tesoureiro): 

Coordenadores de eventos: 


CPC da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
 
Localidade Bom Abrigo
 
Presidente: Pe . Cláudio José Zimermann
 
Coordenadora: 
 
Vice-Coordenador 
 
1ª Secretaria- 
 
2ª Secretaria- 
 
Ad. Economico-Tesoureiro-
 
Conselheiros: 


CPC- Comunidade do Senhor  Bom Jesus 
 
Localidade Abrão-Florianopolis
 
Presidente: Pe . Cláudio José Zimermann
 
Coordenador
 
Vice Coordenadora 
 
1ª  Secretária: 
 
2- Secretária: 
 
Ad Economico(Tesoureiro): 

Os componentes do CPC são indicados pelos membros do Conselho Pastoral Paroquial ou das Comunidades, aprovados pelo Pároco, exige-se de que sejam bons cristãos, que participem da comunidade sendo capazes de trabalhar em equipe. A tomada de posse dos membros do CPC deve constar em livro ata revestido das formalidades legais. O mandato dos membros do CPC é de dois anos, exceto se, a pedido do Pároco, o Arcebispo diminua ou aumente o prazo. O CPC fará tantas reuniões quantas achar úteis para uma administração eficiente da Paróquia, mantendo informada a comunidade quanto aos assuntos e deliberações tomadas.

382
0