Sábado da 4ª Semana Do Tempo Comum
1ª Leitura - 1Rs 3,4-13
Dá, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3,4-13
Naqueles dias: 4 O rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante. Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar. 5 Em Gabaon o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: 'Pede o que desejas e eu to darei'. 6 Salomão respondeu: 'Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono. 7 Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8 Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9 Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?' 10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 11 E Deus disse a Salomão: 'Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12 vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti. 13 Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida.
Palavra do Senhor.
Salmo - S. 118, 9. 10. 11. 12. 13. 14 (R. 12b)
R. Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos! 9 Como um jovem poderá ter vida pura? * Observando, ó Senhor, vossa palavra. R. 10 De todo o coração eu vos procuro, * não deixeis que eu abandone a vossa lei! R. 11 Conservei no coração vossas palavras, * a fim de eu não peque contra vós. R. 12 Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; * os vossos mandamentos ensinai-me! R. 13 Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero * os decretos que ditou a vossa boca. R. 14 Seguindo vossa lei me rejubilo * muito mais do que em todas as riquezas. R.
Evangelho - Mc 6,30-34
Eram como ovelhas sem pastor. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,30-34 Naquele tempo: 30 Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31 Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32 Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33 Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34 Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.
Comments