top of page
Buscar

Dia 10 de Janeiro

2ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - 1Sm 1,1-8

Sua rival a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril.

Início do Primeiro Livro de Samuel 1,1-8 1 Havia um homem sufita, oriundo de Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Jeroam, filho de Eliú, filho de Tou, filho de Suf, efraimita. 2 Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 3 Todos os anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor Todo-poderoso, em Silo. Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, eram sacerdotes do Senhor naquele santuário. 4 Quando oferecia sacrifício, Elcana dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes cabiam. 5 A Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha deixado estéril. 6 Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7 E isso acontecia todos os anos. Sempre que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não comia. 8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: 'Ana, por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que dez filhos?'

Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 115, 12-13. 14.17. 18-19 (R. 17a)


R. Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia. 12Que poderei retribuir ao Senhor Deus * por tudo aquilo que ele fez em meu favor? 13Elevo o cálice da minha salvação, * invocando o nome santo do Senhor. R. 14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor * na presença de seu povo reunido. 17Por isso oferto um sacrifício de louvor, * invocando o nome santo do Senhor. R. 18Vou cumprir minhas promessas ao Senhor * na presença de seu povo reunido; 19nos átrios da casa do Senhor, * em teu meio, ó cidade de Sião! R.

 

Evangelho - Mc 1,14-20


Convertei-vos e crede no Evangelho! + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,14-20 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!' 16E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus. Palavra da Salvação.

2 visualizações
bottom of page