Dia 10 de Maio

3ª-feira da 4ª Semana da Páscoa

1ª Leitura - At 11,19-26

Começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias: 19 Aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20 Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21 E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22 A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23 Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24 É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25 Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26 Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 41, 2-3; 42, 3.4 (R. Cf. Sl 41, 3a)

R. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia 41,2 Assim como a corça suspira* pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós, ó meu Deus! R. 3 A minh' alma tem sede de Deus,* e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver* a face de Deus? R. 42.3 Enviai vossa luz, vossa verdade:* elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo,* até a vossa morada! R. 4 Então irei aos altares do Senhor,* Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa,* meu Senhor e meu Deus! R.

Evangelho - Jo 10,22-30

Eu e o Pai somos um.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10,22-30

22 Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23 Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24 Os judeus rodeavam-no e disseram: 'Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.' 25 Jesus respondeu: 'Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26 vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos um.'