Dia 20 de Março

2ª Feira da 4ª Semana da Quaresma

1ª Leitura - Is 65,17-21

Nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 65,17-21 Assim fala o Senhor:

17 Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18 Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria. 19 Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20 Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21 Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos. Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 29, 2.4. 5-6. 11.12a.13b (R.2a)

R. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes! 2 Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,* e não deixastes rir de mim meus inimigos! 4 Vós tirastes minha alma dos abismos* e me salvastes, quando estava já morrendo!R. 5 Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,* dai-lhe graças e invocai seu santo nome! 6 Pois sua ira dura apenas um momento,* mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos,* de manhã vem saudar-nos a alegria.R. 11 Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!* Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! 12a Transformastes o meu pranto em uma festa,* 13b Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! R.

Aclamação ao Evangelho - Cf. Am 5,14

R. Honra, glória, poder e louvor

a Jesus, nosso Deus e Senhor! V. Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis;

então o Senhor, nosso Deus, convosco estará!

Evangelho - Jo 4,43-54

Vai, teu filho está vivo. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 4,43-54

Naquele tempo: 43 Jesus partiu da Samaria para a Galiléia. 44 O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45 Quando então chegou à Galiléia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46 Assim, Jesus voltou para Caná da Galiléia, onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47 Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48 Jesus disse-lhe: 'Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais.' 49 O funcionário do rei disse: 'Senhor, desce, antes que meu filho morra!' 50 Jesus lhe disse: 'Podes ir, teu filho está vivo.' O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51 Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52 O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: 'A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde'. 53 O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: 'Teu filho está vivo'. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54 Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judéia para a Galiléia.

Palavra da Salvação.