Dia 25 de Março
Anunciação do Senhor . Solenidade
1ª Leitura - Is 7,10-14; 8,10
Eis que uma virgem conceberá. Leitura do Livro do Profeta Isaías 7,10-14; 8,10 Naqueles dias, 10 o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11 "Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu". 12 Mas Acaz respondeu: "Não pedirei nem tentarei o Senhor". 13 Disse o profeta: "Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14 Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10 porque Deus está conosco.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 39(40),7-8a.8b-9.10,11 (R. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor! 7 Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, + holocaustos por nossos pecados, * 8a E então eu vos disse: "Eis que venho!" R. 8b Sobre mim está escrito no livro: + 9 "Com prazer faço a vossa vontade, * guardo em meu coração vossa lei!"R. 10 Boas-novas de vossa justiça + anunciei numa grande assembléia; * vós sabeis: não fechei os meus lábios! R. 11 Proclamei toda a vossa justiça, + sem retê-la no meu coração; * vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade * na presença da grande assembléia. R.
2ª Leitura - Hb 10,4-10
No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade. Leitura da Carta aos Hebreus 10,4-10 Irmãos: 4 É impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5 Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: "Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6 Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7 Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade". 8 Depois de dizer: "Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado" coisas oferecidas segundo a Lei - 9 ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade". Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10 É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. Palavra do Senhor.
Aclamação ao Evangelho - Jo 1,14ab
Na Quaresma, em vez do Aleluia, o refrão pode ser:
R. Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
V. A Palavra se fez carne e habitou entre nós.
E nós vimos sua glória que recebe de Deus Pai.
Evangelho - Lc 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho.