Dia 27 de Janeiro

4ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura - Hb 10,11-18

Levou à perfeição definitiva os que ele santifica. Leitura da Carta aos Hebreus 10,11-18

11 Todo sacerdote se apresenta diariamente

para celebrar o culto,

oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios,

incapazes de apagar os pecados.

12 Cristo, ao contrário,

depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados,

sentou-se para sempre à direita de Deus.

13 Não lhe resta mais senão esperar

até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

14 De fato, com esta única oferenda,

levou à perfeição definitiva os que ele santifica.

15 É isto que também nos atesta o Espírito Santo,

porque, depois de ter dito:

16 'Eis a aliança que farei com eles,

depois daqueles dias',

o Senhor declara:

'Pondo as minhas leis nos seus corações

e inscrevendo-as na sua mente,

17 não me lembrarei mais dos seus pecados,

nem das suas iniqüidades.'

18 Ora, onde existe o perdão,

já não se faz oferenda pelo pecado.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)

R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec! 1Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!'R. 2O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos;R 3tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'R. 4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' R.

Evangelho - Mc 4,1-20

O semeador saiu a semear. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,1-20

Naquele tempo: 1 Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2 Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3 'Escutai! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6 mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8 Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um.' 9 E Jesus dizia: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11 Jesus lhes disse: 'A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12 para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.' 13 E lhes disse: 'Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14 O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17 mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18 Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19 mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20 Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.' Palavra da Salvação.