top of page
Buscar

Dia 8 de Fevereiro

2ª feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Gn 1,1-19


Deus disse e assim se fez.

Leitura do Livro do Gênesis 1,1-19

1 No princípio Deus criou o céu e a terra. 2 A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3 Deus disse: 'Faça-se a luz!' E a luz se fez. 4 Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5 E à luz Deus chamou 'dia' e às trevas, 'noite'. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6 Deus disse: 'Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras'. 7 E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8 Ao firmamento Deus chamou 'céu'. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9 Deus Disse: 'Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!' E assim se fez. 10 Ao solo enxuto Deus chamou 'terra' e ao ajuntamento das águas, 'mar'. E Deus viu que era bom. 11 Deus disse: 'A terra faça brotar vegetação e plantas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra'. E assim se fez. 12 E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13 Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14 Deus disse: 'Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas os dias e os anos, 15 e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra'. E assim se fez. 16 Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17 Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18 para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19 E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia. Palavra do Senhor.


 

Salmo - Sl 103, 1-2a. 5-6. 10.12. 24.35c (R. 31b)


R. Alegre-se o Senhor em suas obras! 1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor! * Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! 2a De majestade e esplendor vos revestis * e de luz vos envolveis como num manto. R. 5 A terra vós firmastes em suas bases, * ficará firme pelos séculos sem fim; 6 os mares a cobriam como um manto, * e as águas envolviam as montanhas. R. 10 Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes * que passam serpeando entre as montanhas; 12 às suas margens vêm morar os passarinhos, * entre os ramos eles erguem o seu canto. R. 24 Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, + e que sabedoria em todas elas! * Encheu-se a terra com as vossas criaturas!* 35c Bendize, ó minha alma, ao Senhor! R.

 

Evangelho - Mc 6,53-56


E todos quantos o tocavam ficavam curados.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,53-56

Naquele tempo: 53 Tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galiléia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55 Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56 E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. Palavra da Salvação.

4 visualizações
bottom of page