top of page
Buscar

Dia 18 de Agosto

6ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Js 24,1-13


Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia, depois vos fiz sair do Egito e vos dei uma terra.

Leitura do Livro de Josué 24,1-13 Naqueles dias: 1 Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2 Então Josué falou a todo o povo: 'Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Vossos pais, Taré, pai de Abraão e de Nacor habitaram outrora do outro lado do rio Eufrates e serviram a deuses estranhos. 3 Mas eu tirei Abraão, vosso pai, dos confins da Mesopotâmia, e o conduzi através de toda a terra de Canaã, e multipliquei a sua descendência. 4 Dei-lhe Isaac, e a este dei Jacó e Esaú. E a Esaú, um deles, dei em propriedade o monte Seir; Jacó, porém, e seus filhos desceram para o Egito. 5 Em seguida, enviei Moisés e Aarão e castiguei o Egito com prodígios que realizei em seu meio, e depois disso vos tirei de lá. 6 Fiz, portanto, que vossos pais saíssem do Egito, e assim chegastes ao mar. Os egípcios perseguiram vossos pais, com carros e cavaleiros, até ao mar Vermelho. 7 Vossos pais clamaram então ao Senhor, e ele colocou trevas entre vós e os egípcios. Depois trouxe sobre estes o mar, que os recobriu. Vossos olhos viram todas as coisas que eu fiz no Egito e habitastes no deserto muito tempo. 8 Eu vos introduzi na terra dos amorreus que habitavam do outro lado do rio Jordão. E, quando guerrearam contra vós, eu os entreguei em vossas mãos, e assim ocupastes a sua terra e os exterminastes. 9 Levantou-se então Balac, filho de Sefor, rei de Moab, e combateu contra Israel, e mandou chamar Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. 10 Eu, porém, não o quis ouvir. Ao contrário, abençoei-vos por sua boca, e vos livrei de suas mãos. 11 A seguir, atravessastes o Jordão e chegastes a Jericó. Mas combateram contra vós os habitantes desta cidade - os amorreus, os fereseus, os cananeus, os hititas, os gergeseus, os heveus e os jebuseus. Eu, porém, entreguei-os em vossas mãos. 12 Enviei à vossa frente vespões que os expulsaram da vossa presença - os dois reis dos amorreus - e isso não com a tua espada nem com o teu arco. 13 Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes, e nelas habitais, vinhas e olivais que não plantastes, e comeis de seus frutos.

Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 135,1-3. 16-18. 21-22.24


R. Eterna é a sua misericórdia! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia 1 Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: * Porque eterno é seu amor! 2 Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses: * Porque eterno é seu amor! 3 Demos graças ao Senhor dos senhores: * Porque eterno é seu amor!R. 16 Ele guiou pelo deserto o seu povo: * Porque eterno é seu amor! 17 E feriu por causa dele grandes reis: * Porque eterno é seu amor! 18 Reis poderosos fez morrer por causa dele: * Porque eterno é seu amor!R. 21 Repartiu a terra deles como herança: * Porque eterno é seu amor! 22 Como herança a Israel, seu servidor: * Porque eterno é seu amor! 24 De nossos inimigos libertou-nos: * Porque eterno é seu amor!R.



 

Aclamação ao Evangelho 1Ts 2,13


R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Acolhei a palavra de Deus, não como palavra humana,

 

Evangelho - Mt 19,3-12


Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,3-12 Naquele tempo: 3 Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: 'É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' 4 Jesus respondeu: 'Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? 5 E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'? 6 De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.' 7 Os fariseus perguntaram: 'Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?' 8 Jesus respondeu: 'Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9 Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher - a não ser em caso de união ilegítima - e se casar com outra, comete adultério.' 10 Os discípulos disseram a Jesus: 'Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se.' 11 Jesus respondeu: 'Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12 Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.'

Palavra da Salvação.

3 visualizações
bottom of page