Dia 19 de Junho

2ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura - 2Cor 6,1-10

Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 6,1-10 Irmãos:

1 Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2 pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. 3 Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. 4 Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias, 5 em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns, 6em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero, 7 em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas, 8 em honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes; 9 como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados mas não mortos; 10 como aflitos mas sempre alegres; como pobres mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R.2a)

R. O Senhor fez conhecer a salvação. 1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo* alcançaram-lhe a vitória. R. 2 O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; 3a recordou o seu amor sempre fiel* 3b pela casa de Israel. R. 3c Os confins do universo contemplaram* 3d a salvação do nosso Deus. 4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* alegrai-vos e exultai! R.

Aclamação ao Evangelho - Sl 118(119),105

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Vossa palavra é uma luz para os meus passos,

e uma lâmpada luzente em meu caminho.

Evangelho - Mt 5,38-42

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38 Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' 39 Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40 Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41 Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42 Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.

Palavra da Salvação.