Dia 2 de Outubro de 2021

Santos Anjos da Guarda . Memória

1ª Leitura - Ex 23,20-23

Vou enviar um anjo que vá à tua frente. Leitura do Livro do Êxodo 23,20-23 Assim diz o Senhor: 20 Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21 Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22 Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23 O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)

R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem. 1 Quem habita ao abrigo do Altíssimo * e vive à sombra do Senhor onipotente, 2 diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, * sois o meu Deus, no qual confio inteiramente". R. 3 Do caçador e do seu laço ele te livra. * Ele te salva da palavra que destrói. 4 Com suas asas haverá de proteger-te, * com seu escudo e suas armas, defender-te. R. 5 Não temerás terror algum durante a noite, * nem a flecha disparada em pleno dia; 6 nem a peste que caminha pelo escuro, * nem a desgraça que devasta ao meio-dia. R. 10 Nenhum mal há de chegar perto de ti, * nem a desgraça baterá à tua porta; 11 pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos * para em todos os caminhos te guardarem. R.

Evangelho - Mt 18,1-5.10

Os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-5.10 Naquela hora, 1 Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4 Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.

Palavra da Salvação.