Dia 24 de Outubro

30º Domingo Do Tempo Comum

ª Leitura - Jr 31,7-9

Os cegos e aleijados, suplicantes , eu os receberei. Leitura do Livro do Profeta Jeremias 31,7-9 7 Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: 'Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel`. 8 Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9 Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d'água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito'.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! 1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,* parecíamos sonhar; 2aencheu-se de sorriso nossa boca,* 2b nossos lábios, de canções. R. 2c Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas* 2d fez com eles o Senhor!' 3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,* exultemos de alegria! R. 4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor,* como torrentes no deserto. 5 Os que lançam as sementes entre lágrimas,* ceifarão com alegria. R. 6 Chorando de tristeza sairão,* espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão,* carregando os seus feixes! R.

2ª Leitura - Hb 5,1-6

Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. Leitura da Carta aos Hebreus 5,1-6 1 Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2 Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3 Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4 Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5 Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'. 6 Como diz em outra passagem: 'Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec'.

Palavra do Senhor.

Evangelho - Mc 10,46-52

Senhor, que eu veja! + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,46-52 Naquele tempo: 46 Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47 Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' 48 Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!' 49 Então Jesus parou e disse: 'Chamai-o'. Eles o chamaram e disseram: 'Coragem, levanta-te, Jesus te chama!' 50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 5 1Então Jesus lhe perguntou: 'O que queres que eu te faça?' O cego respondeu: 'Mestre, que eu veja!' 52 Jesus disse: 'Vai, a tua fé te curou'. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Palavra da Salvação.