top of page
Buscar

Dia 28 de Janeiro

6ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - 2Sm 7,18-19.24-29


Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família?

Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,18-19.24-29 Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18 foi assentar-se diante do Senhor, e disse: 'Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19 Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus! 24 Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25 Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26 Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: 'O Senhor Todo-poderoso é o Deus de Israel'. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27 Pois tu, Senhor Todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: 'Eu te construirei uma casa. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração. 28 Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa ao teu servo, 29 abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre'.

Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 13l, 1-2. 3-5.11. 12. 13-14 (R. Lc 1,32b)


R. O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi. 1Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi * e de quanto vos foi ele dedicado; 2do juramento que ao Senhor havia feito * e de seu voto ao Poderoso de Jacó: R. 3'Não entrarei na minha tenda, minha casa, * nem subirei à minha cama em que repouso, 4não deixarei adormecerem os meus olhos, * nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, 5até que eu ache um lugar para o Senhor, * uma casa para o Forte de Jacó!' R. 11O Senhor fez a Davi um juramento, * uma promessa que jamais renegará: 'Um herdeiro que é fruto do teu ventre * colocarei sobre o trono em teu lugar! R. 12Se teus filhos conservarem minha Aliança * e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se * eternamente sobre o trono que te dei!' R. 13Pois o Senhor quis para si Jerusalém * e a desejou para que fosse sua morada: 14'Eis o lugar do meu repouso para sempre, * eu fico aqui: este é o lugar que preferi!' R.

 

Evangelho - Mc 4,21-25


A lâmpada, traz-se, para ser colocada sôbre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 1 'Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.' 24 Jesus dizia ainda: 'Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.'

Palavra da Salvação.

26 visualizações
bottom of page