Dia 4 de Fevereiro

Sábado da 4ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura - Hb 13,15-17.20-21

O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos o grande pastor das ovelhas,

vos torne aptos a todo bem.

Leitura da Carta aos Hebreus 13,15-17.20-21

Irmãos:

15 Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16 Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus. 17 Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós. 20 O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21 vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém! Palavra do Senhor

Salmo - Sl 22,1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. 1 O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. 2 Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha,* 3a e restaura as minhas forças. R. 3b Ele me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. 4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado,* eles me dão a segurança! R. 5 Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça,* e o meu cálice transborda. R. 6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me,* por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos. R.

Aclamação ao Evangelho - Jo 10,27

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Minhas ovelhas escutam minha voz,

eu as conheço e elas me seguem.

Evangelho - Mc 6,30-34

Eram como ovelhas sem pastor. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,30-34 Naquele tempo: 30 Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31 Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32 Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33 Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34 Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Palavra da Salvação.