Dia 1º de Março

2ª-feira da 2ª Semana da Quaresma

1ª Leitura - Dn 9, 4b-10

Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade. Leitura da Profecia de Daniel 9, 4b-10 4b 'Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5 temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6 não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7 A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8 A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9 mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10 e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas. Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 78, 8. 9. 11. 13 (R. 102,10a)

R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas Não lembreis as nossas culpas do passado, + mas venha logo sobre nós vossa bondade, * pois estamos humilhados em extremo. R. 9 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! + Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! * Por vosso nome, perdoai nossos pecados! R. 11 Até vós chegue o gemido dos cativos: + libertai com vosso braço poderoso * os que foram condenados a morrer! R. 13 Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, + celebraremos vosso nome para sempre, * de geração em geração vos louvaremos. R.

Evangelho - Lc 6,36-38

Perdoai e sereis perdoados.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,36-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.' Palavra da Salvação.