top of page
Buscar

Ângelus - Domingo, 22 de Janeiro de 2023

Praça São Pedro

 

Queridos irmãos e irmãs, Bom dia!!


O Evangelho da liturgia de hoje (Mt 4,12-23) narra o chamado dos primeiros discípulos que, à beira do lago da Galiléia, deixam tudo para seguir Jesus. Já tinha encontrado alguns deles, graças a João Baptista, e Deus tinha colocado neles a semente da fé (cf. Jo 1, 35-39). Então, agora, Jesus volta para procurá-los onde vivem e trabalham. O Senhor sempre nos procura. O Senhor sempre se aproxima de nós, sempre. Desta vez, ele faz um apelo direto a eles: “Sigam-me!” (Mt 4:19). E “eles imediatamente deixaram suas redes e o seguiram” (v. 20). Vamos parar um momento para refletir sobre essa cena. Este é o momento de um encontro decisivo com Jesus, um encontro que eles recordariam por toda a vida e seria incluído no Evangelho. A partir de então, eles seguem Jesus. E para segui-lo, eles partem. Sair para seguir. E é sempre assim com Jesus. Pode começar de alguma forma com um sentimento de atração, talvez devido a outros. Então a consciência pode se tornar mais pessoal e acender uma luz no coração. Torna-se algo bonito de compartilhar: “Sabe, aquela passagem do Evangelho me tocou... Aquela oportunidade de serviço que tive me impressionou…” – algo que toca seu coração. Foi o que aconteceu com os primeiros discípulos (cf. Jo 1, 40-42). Mas cedo ou tarde chega o momento em que é preciso partir para seguir (cf. Lc 11, 27-28). É nesse momento que é preciso tomar uma decisão: devo deixar algumas certezas para trás e embarcar em uma nova aventura ou devo permanecer como estou? Este é um momento decisivo para todo cristão, porque aqui está em jogo o sentido de tudo o mais. Se alguém não encontra coragem para pôr-se a caminho, o risco é permanecer espectador da própria existência e viver a fé pela metade.


Ficar com Jesus exige, portanto, a coragem de partir, de pôr-se a caminho. O que devemos deixar para trás? Nossos vícios e nossos pecados, certamente, são como âncoras que nos mantêm afastados e nos impedem de zarpar. Para começar a partir, é justo que comecemos pedindo perdão – perdão pelas coisas que não são belas. Deixo essas coisas para trás para seguir em frente. Mas também é preciso deixar para trás o que nos impede de viver plenamente, por exemplo, o medo, os cálculos egoístas, as garantias de estar seguros, apenas sobreviver. Significa também desistir do tempo perdido em tantas coisas inúteis. Como seria bom deixar tudo isto para experimentar, por exemplo, o risco cansativo mas compensador do serviço, ou dedicar tempo à oração para crescer na amizade com o Senhor. Penso também numa jovem família que deixa para trás uma vida tranquila para se abrir à imprevisível e bela aventura da maternidade e da paternidade. É um sacrifício, mas basta um olhar para uma criança para entender que foi a escolha certa deixar para trás certos ritmos e confortos para ter essa alegria. Penso também, em certos profissionais, por exemplo, médicos ou profissionais de saúde, que abrem mão de muito tempo livre para estudar e se preparar, e que fazem o bem, dedicando muitas horas dia e noite, e gastam tanto esforço físico e mental energia para os doentes. Penso nos trabalhadores que deixam para trás o conforto, que abrem mão de não fazer nada para colocar comida na mesa. Em suma, para viver a vida, precisamos aceitar o desafio de partir. Hoje, Jesus estende este convite a cada um de nós.


Então, deixo uma pergunta sobre isso. Antes de tudo: posso me lembrar de um “momento forte” em que já encontrei Jesus? Cada um de nós pode recordar sua própria história – em minha vida, houve um momento significativo em que encontrei Jesus? E, há algo bonito e significativo que aconteceu na minha vida por causa do qual deixei outras coisas menos importantes? E hoje, tem algo que Jesus me pede para abrir mão? Quais são as coisas materiais, formas de pensar, atitudes que preciso deixar para trás para poder dizer “sim” de verdade? Que Maria nos ajude a responder com um “sim” total a Deus, como ela, para saber o que deixar para segui-lo melhor. Não tenha medo de sair se for para seguir Jesus. Sempre descobriremos que somos melhores.



 

Depois do Angelus


Prezados irmãos e irmãs!


Este terceiro domingo do Tempo Comum é dedicado de modo especial à Palavra de Deus. Redescobrimos com admiração o fato de que Deus nos fala, especialmente através das Sagradas Escrituras. Vamos lê-los, estudá-los, meditar sobre eles, orar sobre eles. Leiamos todos os dias uma passagem da Bíblia, especialmente do Evangelho. Jesus fala-nos ali, ilumina-nos, guia-nos. E relembro algo que já disse outras vezes: tenhamos um Evangelho pequeno, um Evangelho de bolso, para levar na bolsa, sempre conosco. E quando houver um momento durante o dia, leia algo do Evangelho. É Jesus quem nos acompanha. Então, um pequeno Evangelho de bolso sempre conosco. Hoje gostaria de expressar meus votos de paz e todo bem a todos aqueles que no Extremo Oriente e em várias partes do mundo estão celebrando o Ano Novo Lunar. No entanto, nesta alegre ocasião, não posso deixar de mencionar a minha proximidade espiritual àqueles que atravessam tempos difíceis devido à pandemia do coronavírus, com a esperança de que as dificuldades atuais sejam superadas em breve. Por fim, desejo que a gentileza, a sensibilidade, a solidariedade e a harmonia que se experimentam nas famílias que se reúnem nestes dias como é de praxe, permeiem e caracterizem cada vez mais nossas relações familiares e sociais para vivermos uma vida serena e feliz. . Feliz Ano Novo! Infelizmente, o meu pensamento dirige-se em particular para Myanmar, onde a Igreja de Nossa Senhora da Assunção na aldeia de Can Thar – um dos locais de culto mais antigos e importantes do país – foi incendiada e destruída. Estou próximo da população civil indefesa submetida a severas provações em muitas cidades. Queira Deus que este conflito chegue logo ao fim, abrindo um novo período de perdão, amor e paz. Rezemos juntos a Nossa Senhora por Myanmar. [Recitação da Ave Maria...] Convido-vos também a rezar para que cessem os actos de violência no Peru. A violência apaga a esperança de uma solução justa para os problemas. Encorajo todas as partes envolvidas a trilhar o caminho do diálogo como irmãos de uma mesma nação, no pleno respeito dos direitos humanos e do Estado de Direito. Uno-me aos Bispos peruanos para dizer: ¡No a la violencia, venga de donde venga! ¡No más muertes! [Não à violência venha de onde vier! Chega de mortes!] Tem peruano na praça…



Sinais positivos estão vindo de Camarões que trazem a esperança de progresso para a resolução do conflito nas regiões de língua inglesa. Encorajo todas as partes que assinaram o Acordo a perseverar no caminho do diálogo e da compreensão recíproca, pois somente no encontro se pode projetar o futuro.


Estendo a minha saudação a todos vós, italianos e de outros países. saúdo os peregrinos de Spalato, Varsóvia – vejo muitos polacos por causa das bandeiras – e Mérida-Badajoz (Espanha), assim como os de Ascoli Piceno, Montesilvano e Gela; o grupo da Guardian Angel School, Alessandria; os da Gioventù Ardente Mariana [Fervente Juventude Mariana] de Roma; e membros da Associação de Psicólogos Católicos.


Nestes dias, enquanto rezamos em particular pela plena unidade de todos os cristãos, por favor, não nos esqueçamos de rezar pela paz para a Ucrânia dilacerada pela guerra. Que o Senhor console e ampare esse povo que tanto sofre! Eles estão sofrendo tanto!


Desejo a todos um bom domingo. Até os jovens da Imaculada. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Aproveite o seu almoço e chegou.

4 visualizações
bottom of page