top of page
Buscar

ANGELUS - Segunda-Feira, 26 de dezembro de 2022

Praça São Pedro


 

Queridos irmãos e irmãs, Bom dia, Feliz Dia de Festa!


Ontem celebramos o Natal do Senhor e a liturgia, para nos ajudar a acolhê-lo melhor, estende a duração da festa até 1º de janeiro: por oito dias. Surpreendentemente, porém, esses mesmos dias comemoram algumas figuras dramáticas de santos mártires. Hoje, por exemplo, Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão; depois de amanhã, os Santos Inocentes, as crianças mortas pelo rei Herodes por medo de que Jesus lhe tirasse o trono (cf. Mt 2, 1-18). Em suma, a liturgia realmente parece querer nos afastar do mundo das luzes, almoços e presentes em que podemos nos entregar um pouco nestes dias. Porque?


Porque o Natal não é o conto de fadas do nascimento de um rei, mas é a vinda do Salvador, que nos liberta do mal ao tomar sobre si o nosso mal: o egoísmo, o pecado, a morte. Este é o nosso mal: o egoísmo que carregamos dentro de nós, o pecado, porque todos somos pecadores, e a morte. E os mártires são os mais semelhantes a Jesus. Com efeito, a palavra mártir significa testemunha: os mártires são testemunhas, isto é, irmãos e irmãs que, com a sua vida, nos mostram Jesus, que venceu o mal com misericórdia. E mesmo em nossos dias, os mártires são numerosos, mais do que nos primeiros tempos. Hoje rezemos por estes irmãos e irmãs mártires perseguidos, que dão testemunho de Cristo. Mas nos fará bem perguntar-nos: dou testemunho de Cristo? E como podemos melhorar nisso? De fato, podemos ser ajudados pela figura de Santo Estêvão.


Antes de tudo, os Atos dos Apóstolos nos dizem que ele foi um dos sete diáconos que a comunidade de Jerusalém consagrou para o serviço da mesa, isto é, para a caridade (cf. 6, 1-6). Isto significa que o seu primeiro testemunho não foi dado com palavras, mas com o amor com que servia os mais necessitados. Mas Estevão não se limitou a este trabalho de assistência. Falava de Jesus aos que encontrava: partilhava a fé à luz da Palavra de Deus e do ensinamento dos Apóstolos (cf. At 7, 1-53.56). Esta é a segunda dimensão do seu testemunho: acolher a Palavra e comunicar a sua beleza, contando como o encontro com Jesus muda a vida. Isso foi tão importante para Estêvão que não se deixou intimidar nem mesmo pelas ameaças de seus perseguidores, mesmo quando viu que as coisas iam mal para ele (cf. 54). Caridade e proclamação, este era Estevão. Mas o seu maior testemunho é outro: que soube unir caridade e anúncio. Ele no-lo deixou no momento da sua morte quando, seguindo o exemplo de Jesus, perdoou os seus assassinos (cf. 60; Lc 23, 34).


Aqui, então, está a nossa resposta à pergunta: podemos melhorar o nosso testemunho através da caridade para com os nossos irmãos e irmãs, da fidelidade à Palavra de Deus e do perdão. Caridade, Palavra, perdão. É o perdão que diz se praticamos verdadeiramente a caridade para com os outros e se vivemos a Palavra de Deus. O perdão (em italiano perdono) é, de fato, como a própria palavra sugere, um dom maior (dono), um dom que damos aos outros porque pertencemos a Jesus, perdoados por ele. Perdoo porque fui perdoado: não nos esqueçamos disso... Pensemos, pensemos cada um na própria capacidade de perdoar: como está a minha capacidade de perdoar, nestes dias em que talvez nos encontremos, entre as muitas, algumas pessoas com quem não nos damos bem, que nos machucaram, com quem nunca consertamos nosso relacionamento. Peçamos a Jesus recém-nascido a novidade de um coração capaz de perdoar: todos precisamos de um coração que perdoa! Peçamos ao Senhor esta graça: Senhor, que eu aprenda a perdoar. Peçamos forças para rezar por quem nos feriu, para rezar por quem nos prejudicou e para dar passos de abertura e reconciliação. Que o Senhor nos dê hoje esta graça.


Que Maria, Rainha dos mártires, nos ajude a crescer na caridade, no amor à Palavra e no perdão.


_______________________________________________________


Depois do Ângelus


Queridos irmãos e irmãs!


No clima espiritual de alegria e serenidade do Santo Natal, saúdo com afeto todos vós aqui presentes e todos os que nos seguem através dos meios de comunicação. Reitero os meus votos de paz: paz nas famílias, paz nas comunidades paroquiais e religiosas, paz nos movimentos e associações, paz para os povos atormentados pela guerra, paz para a querida e aguerrida Ucrânia. Há tantas bandeiras ucranianas aqui! Peçamos paz para este povo sofrido!


Esta semana recebi muitas mensagens de bons votos de diferentes partes do mundo. Como não posso responder a cada um, expresso a todos minha gratidão, especialmente pelo dom da oração.


Desejo a todos um feliz dia de Santo Estêvão e, por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Aproveite o seu almoço e até mais!

5 visualizações
bottom of page