top of page
Buscar

Dia 18 de Janeiro

Segunda da 2ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Hb 5,1-10

Mesmo sendo Filho, por aquilo que ele sofreu, aprendeu o que significa a obediência.

Leitura da Carta aos Hebreus 5,1-10 1 Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2 Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3 Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4 Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5 Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'. 6 Como diz em outra passagem: 'Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec.' 7 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8 Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9 Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10 De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec. Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)


R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec! 1Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!' R. 2O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos; R 3tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' R. 4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' R.

 

Evangelho - Mc 2,18-22


O noivo está com eles + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,18-22 Naquele tempo: 18 Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?' 19 Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20 Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21 Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22 Ninguém pðe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'. Palavra da Salvação.

5 visualizações
bottom of page