Dia 19 de Setembro

3ª Feira da 24ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura

O bispo tem o dever de ser irrepreensível;

do mesmo modo os diáconos possuam o mistério da fé

junto com uma consciência limpa. Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13

Caríssimo, 1 eis uma palavra verdadeira: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. 2 Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, modesto, hospitaleiro, capaz de ensinar. 3 Não deve ser dado a bebidas nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado. 4 Deve saber governar bem sua casa, educar os filhos na obediência e castidade. 5 Pois, quem não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus? 6 Não pode ser um recém-convertido para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. 7 Importa também que goze de boa consideração da parte dos de fora para que não se exponha à infâmia e caia nas armadilhas do diabo. 8 Do mesmo modo os diáconos devem ser pessoas de respeito, homens de palavra, não inclinados à bebida, nem a lucro vergonhoso. 9 Possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa. 10 Antes de receber o cargo sejam examinados; se forem considerados dignos, poderão exercer o ministério. 11 Também as mulheres devem ser honradas sem difamação, mas sóbrias e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e saibam dirigir bem os seus filhos e a sua própria casa. 13 Pois os que exercem bem o ministério, recebem uma posição de estima e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus.

Palavra do Senhor

Salmo - Sl 100(101),1-2ab.2cd-3ab.5.6 (R. 2c)

R. Viverei na pureza do meu coração!

1 Eu quero cantar o amor e a justiça, * cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! 2a Desejo trilhar o caminho do bem, * b mas quando vireis até mim, ó Senhor? R.

c Viverei na pureza do meu coração, * d no meio de toda a minha família. 3a Diante dos olhos eu nunca terei * b qualquer coisa má, injustiça ou pecado. R.

5 Farei que se cale diante de mim * quem é falso e às ocultas difama seu próximo; o coração orgulhoso, o olhar arrogante * não vou suportar e não quero nem ver. R.

6 Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; * que eles estejam bem perto de mim! Aquele que vive fazendo o bem * será meu ministro, será meu amigo. R.

Aclamação ao Evangelho Lc 7,16

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Um grande profeta surgiu entre nós,

e Deus visitou o seu povo.

Evangelho - Lc 7,1-10

Jovem, eu te ordeno, levanta-te! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,11-17 Naquele tempo,

11 Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim.

Com ele iam seus discípulos

e uma grande multidão.

12 Quando chegou à porta da cidade,

eis que levavam um defunto, filho único;

e sua mãe era viúva.

Grande multidão da cidade a acompanhava.

13 Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela

e lhe disse:

"Não chores!"

14 Aproximou-se, tocou o caixão,

e os que o carregavam pararam.

Então, Jesus disse:

"Jovem, eu te ordeno, levanta-te!"

15 O que estava morto sentou-se e começou a falar.

E Jesus o entregou à sua mãe.

16 Todos ficaram com muito medo

e glorificavam a Deus, dizendo:

"Um grande profeta apareceu entre nós

e Deus veio visitar o seu povo".

17 E a notícia do fato

espalhou-se pela Judeia inteira,