Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Itaguaçú

Horário da Missa: Domingos às 19:30h

Vamos  lembrar um pouco da história da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Bom Abrigo e Itaguaçú , pertencente a Paróquia São João Batista e Santa Luzia de Capoeiras cujo Pároco no momento é Pe. Claúdio Zimmermann, homem de muita fé e ardoroso Pastor.

No início do século XX, foi construída uma pequena igreja na beira da Praia de Itaguaçú, tempo em que o acesso a praia era feito por mar pelos pescadores.  Nos anos sessenta, por motivo de ser o local muito pequeno, foi vendido o espaço e reconstruída uma capela maior em madeira nos altos do morro de Itaguaçú, num terreno doado pela  Pequena Obra da Divina Providência.  Este novo espaço durou até o ano de 1999, quando foi demolida para a construção deste novo prédio que teve sua obra iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 12 de outubro de 1998, em uma missa celebrada no local pelo então Arcebispo de Florianópolis, Dom Eusébio Oscar Scheid, junto com o nosso Pároco Pe. Geraldo Cruz de Carvalho. Estiveram presentes nesta celebração outros padres : Pe. Ney Brasil , Pe. Raul , Pe. Maneca, Pe. Valter Goedert, Pe. Thomé , Frei Carlos , Diácono Celso, diácono Fernando e outros .  Participaram da celebração a Associação Coral de Florianópolis e a Banda da Polícia Militar. Foi um momento grandioso e inesquecível.

Anualmente, no primeiro domingo de fevereiro, celebra-se a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes. Um agradecimento muito especial a todos os que de uma maneira ou outra contribuíram para a realização deste sonho da nossa comunidade de Bom Abrigo e Itaguaçú. Que Nossa Senhora dos Navegantes interceda junto a Nosso Senhor Jesus Cristo para que todos possam velejar pela vida em mares tranqüilos.  Senhora dos Navegantes protegei, com seu manto de amor, a comunidade de Bom Abrigo e Itaguaçú. Nossa Igreja além da festa da padroeira, realiza anualmente mais dois eventos importantes que são : A Noite Italiana, que começou em setembro de 2000 e já estamos na 13ª que acontecerá em 28 de setembro de 2013. Outro evento importante que já está na sua sexta edição é a nossa Feijoada que acontece em Junho de cada ano.

O nosso amor e devoção a Maria Santíssima.  Senhora dos Navegantes, sois ideal e estímulo para uma vida perseverante de amor a Deus e de bondade para com o próximo. Sois a mais alta realização do Evangelho e o modelo perfeito do cristão. Sois cheia de graça e bendita entre as mulheres. Todas as gerações vos proclamam Bem Aventurada porque vos fizestes a serva do Senhor. Dai-nos sempre vontade decidida de melhor buscar conhecer e seguir Cristo.  Amém