top of page
Buscar

Dia 12 de Fevereiro

6ª feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Gn 3,1-8


Vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Leitura do Livro do Gênesis 3,1-8

1 A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: 'É verdade que Deus vos disse: 'Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?' ' 2 E a mulher respondeu à serpente: 'Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: 'Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis.' ' 4 A serpente disse à mulher: 'Não, vós não morrereis. 5 Mas Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal'. 6 A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7 Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8 Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim. Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 31, 1-2. 5. 6. 7 (R. Cf. 1a)


R. Feliz aquele cuja falta é perdoada! 1 Feliz o homem que foi perdoado * e cuja falta já foi encoberta! 2 Feliz o homem a quem o Senhor + não olha mais como sendo culpado, * e em cuja alma não há falsidade! R. 5 Eu confessei, afinal, meu pecado, * e minha falta vos fiz conhecer. Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' * E perdoastes, Senhor, minha falta. R. 6 Todo fiel pode, assim, invocar-vos, * durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, * não poderão atingi-lo jamais. R. 7 Sois para mim proteção e refúgio; * na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo * da salvação que me vem só de vós. R.

 

Evangelho - Mc 7,31-37


Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37 Naquele tempo: 31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34 Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' 35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37 Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'. Palavra da Salvação.

2 visualizações
bottom of page