Dia 27 de Julho

3ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura - Ex 33,7-11; 34,5b.28

O Senhor falava com Moisés face a face.

Leitura do Livro do Êxodo 33,7-11; 34,5b.28 Naqueles dias: 7 Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 8 Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. 9 Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. 10 Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11 O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda. 34,5b Moisés invocou o nome do Senhor. 6 Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: 'Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7 que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração'! 8 Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9 e, prostrado por terra, disse: 'Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua'. 28 Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 102,6-7. 8-9. 10-11. 12-13 (R. 8a)

R. O Senhor é indulgente, é favorável. 6 O Senhor realiza obras de justiça * e garante o direito aos oprimidos; 7 revelou os seus caminhos a Moisés, * e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R. 8 O Senhor é indulgente, é favorável, * é paciente,