top of page
Buscar

Dia 30 de Janeiro

Sábado da 3ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Hb 11,1-2.8-19


Esperava a cidade que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor.

Leitura da Carta aos Hebreus 11,1-2.8-19

Irmãos:

1A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem. 2 Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8 Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia. 9 Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa. 10 Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11 Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12 É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão 'comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar'. 13 Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14 Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria, 15 e se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16 Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17 Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18 do qual havia sido dito: 'É em Isaac que uma descendência levará o teu nome'. 19 Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho - o que é também um símbolo. Palavra do Senhor.

 

Salmo - Lc 1,69-70. 71-72. 73-75 (R. Cf. 68)


R. Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou! 69 Fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, 70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos. R. 71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança. R. 73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor + 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. R.

 

Evangelho - Mc 4,35-41


Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem? + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,35-41 35 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: 'Vamos para a outra margem!' 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38 Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: 'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' 39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: 'Silêncio! Cala-te!' O ventou cessou e houve uma grande calmaria. 40 Então Jesus perguntou aos discípulos: 'Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?' 41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: 'Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?' Palavra da Salvação.

5 visualizações
bottom of page