top of page
Buscar

Dia 6 de Junho de 2021

10º Domingo Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Gn 3,9-15


Porei inimizade entre a tua descendência e a descendência da mulher Leitura do Livro do Gênesis 3,9-15 Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9 o Senhor Deus chamou Adão, dizendo: 'Onde estás?' 10 E ele respondeu: 'Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi'. 11 Disse-lhe o Senhor Deus: 'E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?' 12 Adão disse: 'A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi'. 13 Disse o Senhor Deus à mulher: 'Por que fizeste isso?' E a mulher respondeu: 'A serpente enganou-me e eu comi'. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: 'Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar'.

Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 129,1-2.3-4ab.4c-6.7-8 (R. 7)


R. No Senhor toda graça e redenção! 1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,* 2 escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos* ao clamor da minha prece! R. 3 Se levardes em conta nossas faltas,* quem haverá de subsistir? 4Mas em vós se encontra o perdão,* eu vos temo e em vós espero. R. 5 No Senhor ponho a minha esperança,* espero em sua palavra. 6A Minh' alma espera no Senhor* mais que o vigia pela aurora. R. 7 Espere Israel pelo Senhor,* pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. 8 Ele vem libertar a Israel* de toda a sua culpa. R.

 

2ª Leitura - 2Cor 4,13-18- 5,1


Nós também cremos e, por isso, falamos

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,13-18-5,1 Irmãos: 13 Sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: 'Eu creio e, por isso, falei', nós também cremos e, por isso, falamos, 14 certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15 E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. 16 Por isso, não desanimamos. Mesmo se o nosso homem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, vai-se renovando, dia a dia. 17 Com efeito, o volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável. 18 E isso acontece, porque voltamos os nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno. 5,1De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas que é eterna.

Palavra do Senhor.

 

Evangelho - Mc 3,20-35


Satanás será destruído + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,20-35 Naquele tempo: 20 Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21 Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. 22 Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23 Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25 Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26 Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28 Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29 Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno'. 30 Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau'. 31 Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32 Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura'. 33 Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 34 E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe'.

Palavra da Salvação.

2 visualizações
bottom of page