Dia 05 de Março

Sábado depois das Cinzas da Quaresma

1ª Leitura - Is 58,9b-14

Se acolheres de coração aberto o indigente, nascerá das trevas a tua luz.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,9b-14 Assim fala o Senhor: 9b Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10 se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11 O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12 Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13 Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14 então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 11a)

R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei. 1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! 2 Protegei-me, que sou vosso amigo, + e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! R. 3 Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! 4 Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh'alma. R. 5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. 6 Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração! R.

Evangelho - Lc 5,27-32

Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,27-32 Naquele tempo:

27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: 'Segue-me.' 28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30 Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: 'Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?' 31 Jesus respondeu: 'Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.'

Palavra da Salvação.