top of page
Buscar

Dia 15 de Agosto

2ª Feira- 20ª Semana Tempo Comum

 

1ª Leitura - Ez 24,15-24


Ezequiel servirá para vós como sinal: fareis exatamente o que ele fez.

Leitura da Profecia de Ezequiel 24,15-24


15 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

16 "Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas.

17 Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados".

18 Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19 Então o povo perguntou-me: "Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?" 20 Eu respondi-lhes: "A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

21 Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas que lá deixastes, tombarão pela espada.

22 E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem comereis o pão dos enlutados,

23 levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros.

24 Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus".

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial

Dt 32,18-19.20.21 (R. cf.18a)


R. Esqueceram o Deus que os gerou.


18 Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste,* do Deus que te gerou, não te lembraste.

19 Vendo isto, o Senhor os desprezou,* aborrecido com seus filhos e suas filhas. R.


20 E disse: "Esconderei deles meu rosto* e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido,* são filhos que não têm fidelidade. R.


21 Com deuses falsos provocaram minha ira,* com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem são um povo,* através de gente louca hei de irritá-los. R.