top of page
Buscar

Dia 20 de Junho

3ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - 2Cor 8,1-9


Jesus Cristo de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 8,1-9 1 Irmãos, queremos levar ao vosso conhecimento a graça de Deus que foi concedida às igrejas da Macedônia. 2 Com efeito, em meio a grandes tribulações que as provaram, a sua extraordinária alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de liberalidade. 3 Eu sou testemunha de que esses irmãos, segundo os seus recursos e mesmo além dos seus recursos, por sua própria iniciativa 4 e com muita insistência, nos pediram a graça de participar da coleta em favor dos santos de Jerusalém. 5 E, indo além de nossas expectativas, colocaram-se logo à disposição do Senhor e também à nossa, pela vontade de Deus. 6Por isso solicitamos a Tito que, assim como a iniciou, ele leve a bom termo entre vós essa obra de generosidade. 7 E como tendes tudo em abundância - fé, eloquência, ciência, zelo para tudo, e a caridade de que vos demos o exemplo - assim também procurai ser abundantes nesta obra de generosidade. 8 Não é uma ordem que estou dando; mas é para testar a sinceridade da vossa caridade que eu lembro a boa vontade de outros. 9 Na verdade, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza.

Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 145,2. 5-6. 7. 8-9a (R. 1)


R. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia 2 Bendirei ao Senhor toda a vida, * cantarei ao meu Deus sem cessar! R. 5 É feliz todo homem que busca + seu auxílio no Deus de Jacó, * e que põe no Senhor a esperança. 6 O Senhor fez o céu e a terra, * fez o mar e o que neles existe. O Senhor é fiel para sempre. R. 7 Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, * é o Senhor quem liberta os cativos. R. 8 O Senhor abre os olhos aos cegos, + o Senhor faz erguer-se o caído, * o Senhor ama aquele que é justo. 9 É o Senhor quem protege o estrangeiro.


 

Aclamação ao Evangelho Jo 13,34


R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Eu vos dou novo preceito:

que uns aos outros vos ameis,

como eu vos tenho amado.

 

Evangelho - Mt 5,43-48


Amai os vossos inimigos

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.'

Palavra da Salvação.

12 visualizações
bottom of page