Dia 19 de Julho

São Boaventura, bispo e doutor da Igreja, Memória - 5ª-feira da 15ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura - Mq 6,1-4.6-8

Foi-te revelado, ó homem, o que o Senhor exige de ti.

Leitura da Profecia de Miquéias 6,1-4.6-8

1 Ouvi o que diz o Senhor: "Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze que as colinas ouçam tua voz".

2 Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 3 "Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 4 Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria". 6 "Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano?

7 Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares, e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?"

8 Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 49(50),5-6.8-9.16bc-17.21 e 23 (R. 23b)

R. A todo homem que procede retamente,

eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

5 "Reuni à minha frente os meus eleitos, * que selaram a Aliança em sacrifícios!"

6 Testemunha o próprio céu seu julgamento, * porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. R.

8 Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos;

9 não preciso dos novilhos de tua casa * nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. R.

16b "Como ousas repetir os meus preceitos *

c e trazer minha Aliança em tua boca?

17 Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos * e deste as costas às palavras dos meus lábios! R.

21 Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos. R.

23 Quem me oferece um sacrifício de louvor, * este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, * eu mostrarei a salvação que vem de Deus". R.

Aclamação ao Evangelho

cf. Sl 94 (95),8ab

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:

Não fecheis os corações como em Meriba!

Evangelho

No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,38-42

Naquele tempo,

38 alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti".

39 Jesus respondeu-lhes: "Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

40 Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.

41 No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.

42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão".

Palavra da Salvação.