Dia 2 de Novembro

Comemoração de todos os Fiéis Defuntos - ofício próprio . Solenidade

1ª Leitura - Jó 19,21-27

Eu sei que o meu redentor está vivo.

Leitura do Livro de Jó 19,21-27 Disse Jó: 21 Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22 Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23 Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24 com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25 Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26 e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27 Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 22(23),1-3.4.5.6 (R. 1)

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. Ou: R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. 1 O Senhor é o pastor que me conduz; * não me falta coisa alguma. 2 Pelos prados e campinas verdejantes * ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, * 3 e restaura as minhas forças. Ele me guia no caminho mais seguro, * pela honra do seu nome. R. 4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, * nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, * eles me dão a segurança! R. 5 Preparais à minha frente uma mesa, * bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, * e o meu cálice transborda. R. 6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me, * por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei * pelos tempos infinitos. R.

2ª Leitura - 1Cor 15,20-26.28

Entregará a realeza a Deus-Pai, para que Deus seja tudo em todos.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,20-26.28 Irmãos: 20 Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21 Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22 Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23 Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24 A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25 Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 28 E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.

Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho - Jo 6,39

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. É esta a vontade de quem me enviou:

que eu não perca nenhum dos que ele me deu,

mas que eu os ressuscite no último dia.

Evangelho - Lc 12,35-40

Vós também ficai preparados! + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,35-40 Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 35 "Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 37 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37 Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38 E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! 39 Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes".

Palavra da Salvação.