top of page
Buscar

Dia 25 de Novembro

Sábado da 33ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - 1Mc 6,1-13


Pelas iniqüidades que pratiquei em Jerusalém, com profunda angústia, vou morrer em terra estrangeira.

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus 6,1-13

Naqueles dias: 1 O rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império, quando ouviu dizer que Elimaida, na Pérsia, era uma cidade célebre por suas riquezas, sua prata e ouro, 2 e que seu templo era fabulosamente rico, contendo véus tecidos de ouro e couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que fora o primeiro a reinar entre os gregos. 3 Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade, para saqueá-la, mas não o conseguiu, pois seus habitantes haviam tomado conhecimento do seu plano 4 e levantaram-se em guerra contra ele. Obrigado a fugir, Antíoco afastou-se acabrunhado, e voltou para a Babilônia. 5 Estava ainda na Pérsia, quando vieram comunicar-lhe a derrota das tropas enviadas contra a Judéia. 6 O próprio Lísias, tendo sido o primeiro a partir de lá à frente de poderoso exército, tinha sido posto em fuga. E os judeus tinham-se reforçado em armas e soldados, graças aos abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7 Além disso, tinha derrubado a Abominação, que ele havia construído sobre o altar de Jerusalém. E tinham cercado o templo com altos muros, e ainda fortificado Betsur, uma das cidades do rei. 8 Ouvindo as notícias, o rei ficou espantado e muito agitado. Caiu de cama e adoeceu de tristeza, pois as coisas não tinham acontecido segundo o que ele esperava. 9 Ficou assim por muitos dias, recaindo sempre de novo numa profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10 Chamou então todos os amigos e disse: 'O sono fugiu de meus olhos e meu coração desfalece de angústia. 11 Eu disse a mim mesmo: A que grau de aflição cheguei e em que ondas enormes me debato! Eu, que era tão feliz e amado, quando era poderoso! 12 Lembro-me agora das iniqüidades que pratiquei em Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e ouro que lá se encontravam, e mandei exterminar sem motivo os habitantes de Judá. 13 Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram, e com profunda angústia vou morrer em terra estrangeira'. Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 9,2-3. 4.6. 16b.19 (R. Cf. 15a)


R. Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes! 2 Senhor, de coração vos darei graças, * as vossas maravilhas cantarei! 3 Em vós exultarei de alegria, * cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo! R. 4 Voltaram para trás meus inimigos, * perante a vossa face pereceram; 6 Repreendestes as nações, e os maus perdestes, * apagastes o seu nome para sempre. R. 16aOs maus caíram no buraco que cavaram, * nos próprios laços foram presos os seus pés. 19 Mas o pobre não será sempre esquecido, * nem é vã a esperança dos humildes. R.


 

Aclamação ao Evangelho Cf. 2Tm 1,10

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. V. Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte;

fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis

 

Evangelho - Lc 20,27-40


Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 20,27-40

Naquele tempo: 27 Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28 e lhe perguntaram: 'Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29 Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30 Também o segundo 31 e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32 Por fim, morreu também a mulher. 33 Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela.' 34 Jesus respondeu aos saduceus: 'Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35 mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36 e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37 Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor 'o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'. 38 Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele.' 39 Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: 'Mestre, tu falaste muito bem.' 40 E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.


Palavra da Salvação.

19 visualizações
bottom of page