top of page
Buscar

Dia 21 de Janeiro

Quinta-Feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Hb 7,25 - 8,6


Cristo ofereceu sacrifícios uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.

Leitura da Carta aos Hebreus 7,25 - 8,6 Irmãos:

25 Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26 Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27 Ele não precisa, como os sumos sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28 A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. 8,1 O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um sumo sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da majestade, nos céus. 2 Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor, e não por mão humana. 3 Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4 Na verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5 Estes celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda. 'Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha'. 6 Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.

Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 39, 7-8a. 8b-9. 10. 17 (R. Cf. 8a.9a)


R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor! 7 Sacrifício e oblação não quisestes,* mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas,+ holocaustos por nossos pecados,* 8a E então eu vos disse: 'Eis que venho!'R. 8b Sobre mim está escrito no livro: 9 'Com prazer faço a vossa vontade,* guardo em meu coração vossa lei!'R. 10 Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia;* vós sabeis: não fechei os meus lábios! R. 17 Mas se alegre e em vós rejubile* todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: 'É grande o Senhor!'* os que buscam em vós seu auxílio. R.

 

Evangelho - Mc 3,7-12


Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,7-12

Naquele tempo: 7 Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8 E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9 Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10 Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o Filho de Deus!' 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Palavra da Salvação.

3 visualizações
bottom of page