Dia 21 de Outubro

Sexta-Feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

PRIMEIRA LEITURA

Há um só corpo, um só Senhor, uma só fé, um só batismo.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-6

Irmãos,

1 eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes:

2 Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.

3 Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5 Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,6 um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel. 1 Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,* o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2 porque ele a tornou firme sobre os mares,* e sobre as águas a mantém inabalável. R. 3 "Quem subirá até o monte do Senhor,* quem ficará em sua santa habitação?" 4a "Quem tem mãos puras e inocente coração,* b quem não dirige sua mente para o crime. R. 5 Sobre este desce a bênção do Senhor* e a recompensa de seu Deus e Salvador". 6 "É assim a geração dos que o procuram,* e do Deus de Israel buscam a face". R.

Aclamação do Evangelho - Cf. Mt 11,25

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra,

pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos,

escondendo-os aos doutores!

Evangelho

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,54-59 Naquele tempo, 54 Jesus dizia às multidões: "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55 Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56 Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?

57 Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58 Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59 Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo".

Palavra da Salvação.