Dia 7 de Maio

5º Domingo da Páscoa

1ª Leitura - Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,1-7

1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.

2 Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: "Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas.

3 Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa.

4 Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra".

5 A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Felipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus.

6 Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7 Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial - Sl 32(33),1-2.4-5.18-19 (R. 22)

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,

da mesma forma que em vós nós esperamos!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia. 1 Ó justos, alegrai-vos no Senhor! * aos retos fica bem glorificá-lo. 2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, * na lira de dez cordas celebrai-o! R. 4 Pois reta é a palavra do Senhor, * e tudo o que ele faz merece fé. 5 Deus ama o direito e a justiça, * transborda em toda a terra a sua graça. R. 18 O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, * e que confiam esperando em seu amor, 19 para da morte libertar as suas vidas * e alimentá-los quando é tempo de penúria. R.

2ª Leitura - Vós sois a raça escolhida, o sacerdócio real.

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 2,4-9

Caríssimos:

4 Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus.

5 Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

6 Com efeito, nas Escrituras se lê: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido".

7 A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas para os que não creem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular,

8 pedra de tropeço e rocha que faz cair". Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles.

9 Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho - Jo 14,6

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Ninguém chega ao Pai senão por mim.

Evangelho

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João14,1-12

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

1 "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós,

3 e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós.

4 E para onde eu vou, vós conheceis o caminho".

5 Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?"

6 Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes".

8 Disse Felipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!"

9 Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'?

10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11 Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.

12 Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai".

Palavra da Salvação.

1 visualização