Buscar

Dia 26 de Maio

4ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum

1ª Leitura - Eclo 36,1-2a. 5-6. 13-19 (Gr. 1.4-5a.10-17)

Saibam todos os povos que não há outro Deus senão vós.

Leitura do Livro do Eclesiástico 36,1-2a. 5-6. 13-19 (Gr. 1.4-5a.10-17) 1 Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2a Infundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5 Que eles vos reconheçam, como nós vos reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6 Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13 Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14 Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome, e de Israel, a quem tratastes como primogênito. 15 Compadecei-vos de vossa santa cidade, de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16 Enchei Sião de vossa majestade, e de vossa glória o templo. 17 Dai testemunho daqueles que, desde o início, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18 Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19 pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos.

Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 78,8. 9. 11. 13 (R. Eclo 36,1b)


R. Tende compaixão e olhai por nós, Senhor! 8 Não lembreis as nossas culpas do passado, + mas venha logo sobre nós vossa bondade, * pois estamos humilhados em extremo. R. 9 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! + Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! * Por vosso nome, perdoai nossos pecados! R. 11 Até vós chegue o gemido dos cativos: + libertai com vosso braço poderoso * os que foram condenados a morrer! R. 13 Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, + celebraremos vosso nome para sempre, * de geração em geração vos louvaremos. R.

Evangelho - Mc 10,32-45


Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,32-45

Naquele tempo: 32 Os discípulos estavam a caminho subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33 'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34 Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.' 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: 'Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir.' 36 Ele perguntou: 'O que quereis que eu vos faça?' 37 Eles responderam: 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!' 38 Jesus então lhes disse: 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?' 39 Eles responderam: 'Podemos.' E ele lhes disse: 'Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado'. 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.'

Palavra da Salvação.

0 visualização