O que é a Pastoral da Saúde?
É a ação evangelizadora de todo povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus. Engajar-se na Pastoral da Saúde é optar por participar em promover a saúde integral do ser humano e evitar a doença. É estar presente na defesa da VIDA!
Como tudo começou?
Em 1991 era vigário da Paróquia de Capoeiras Pe. Mário Sérgio. Na época convidou a comunidade para um treinamento sobre plantas medicinais com as dedicadas enfermeiras Fátima, Tereza, Irmã Maria e Irmã Terezinha. Um grupo de senhoras com vontade de aprender participaram e com entusiasmo iniciaram a Pastoral da Saúde. Éramos mais ou menos 15 pessoas. Nestes 19 anos muita coisa se fez, muitas mudanças aconteceram a nível de Arquidiocese e Paróquia. A Oficina de Fitoterápicos iniciou em 2001. O grupo sempre assumiu a Pastoral com responsabilidade e dedicação, participando de estudos, jornadas, palestras, encontros e cursos.
Quais os projetos da Pastoral?
• Atender a comunidade com orientações sobre o uso correto das plantas medicinais. • Oficina de Fitoterápicos. • Massagens terapêuticas. • Uso do canudo de ouvido para eliminação de excesso de cera e higienização do ouvido. • Orientação sobre alimentação alternativa natural. • Manter e cultivar horto de plantas medicinais. • Participação Projeto Linha Verde UNISUL - ocorre uma vez por mês, para ampliar conhecimentos e tirar dúvidas com os acadêmicos e professores do curso de Naturologia Aplicada.
Cite algumas alegrias desta pastoral?
• Prazer de aprender, ensinar e servir...
• Liberdade e credibilidade concedidos pelos Párocos.
• Produzir fitoterápicos e outros.
• Aceitação pela comunidade do trabalho realizado.
• Comprometimento e seriedade com que o grupo assume o trabalho da Pastoral.
• Cultivar plantas medicinais.
• Descobrir que o que se faz para o outro é pouco comparado com o que se ganha em satisfação, realização, saúde, conhecimento e amizade.
Quais as dificuldades encontradas hoje, na concretização da Pastoral?
Apesar do espaço (cozinha) não ser muito adequado para trabalhar com fitoterápicos, estamos conseguindo fazer um ótimo trabalho, com jeitinho e algumas adaptações. Encontrar mais voluntários para trabalhar no horto.
Que mensagem você nos deixa para a comunidade? "O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza". (Eclesiástico - 38,4)
Quais as datas, horários e local do encontro da Pastoral? As voluntárias da Pastoral da Saúde se reunem todas as quartas-feiras, das 14:00 às 17:30 hs e todas as quintas-feiras, das 08:30 às 11:30 hs no Salão Paroquial (cozinha e sala). A manutenção e o cultivo do horto das plantas medicinais acontece 1 ou 2 vezes por semana em dias a combinar. O Horto de Plantas Medicinais localiza-se no Centro Comunitário de Capoeiras.
Quem são os membros da coordenação? Coordenação Geral Lúcia Maria Kuntze
Auxiliar Rose Mirian Peres Ramos
Coordenação do Horto de Plantas medicinais e do grupo das quintas-feiras Maria Menegaz Capistrano
Auxiliar Edna Lazara Picoli Ambrosi
Canudo de Ouvido (ou vela ou tubo de ouvido)
As tradicionais Velas de Ouvido dos índios HOPI, que habitavam o sudeste dos Estados Unidos, são preparadas com ervas medicinais, cera e tecidos artesanais. Após ficam armazenadas numa junta piramidal, o que confere uma elevada qualidade ao produto.
O mecanismo de ação das Velas de Ouvido se baseia na queima, com produção de calor que estimula a higienização do ouvido, a eliminação do excesso de cera, revitalização dos pontos de Acupuntura da cavidade auditiva e regeneração dos poros entupidos.
Indicação
Dores de garganta, amigdalite, início de gripe, sintomas de surdez, dores de cabeça, além da higienização do ouvido. Utiliza-se também as velas de ouvido para a retirada do excesso de água do ouvido em caso de mergulhos.
Aplicação (Critérios)
• Nunca aplicar em um só ouvido, sempre nos dois. Um ouvido de cada vez. • Nunca aplicar duas ou mais vezes seguidas, é necessário um espaço de alguns dias. • Para a limpeza geral do conduto auditivo,convém aplicar uma vez com espaço de três meses de uma aplicação a outra. Em casos crônicos, aplicar uma vez por semana durante um período mais longo. Limpar a orelha após a aplicação, com creme usando um cotonete. • Depois da aplicação, abrir o canudo com uma tesoura e verificar as "bolotas" de cera que ficaram. As mais escuras indicam uma maior intoxicação e as claras indicam normalidade.
O Grupo Orione Vida, com a proteção de São Luiz Orione, orientação de Técnicos e dedicação de Voluntários, cultiva um horto e faz um trabalho com Plantas Medicinais para a prevenção de doenças e melhoria na saúde e bem-estar da comunidade.
Estão à disposição na Secretaria Paroquial e em uma sala no Salão Paroquial: tinturas, xarope, pomadas, shampoo, sabonetes etc. Bem como o atendimento com Massoterapeuta, compressas, tubo de ouvido e orientação de alimentação alternativa.
Produtos Disponíveis
Compostos
ANTI-GRIPAL - CALMANTE - CISTITE - COLESTEROL - EMAGRECEDOR - HORMONAL - MICOSE DE UNHA - SPRAY PARA GARGANTA - TPM
Cremes
CREME HIDRATANTE : Alergias, coceiras e pele seca. CREME HIDRATANTE : Dores reumáticas, musculares e varizes. CREME HIDRATANTE MEDICINAL DE ALFAVACA: Impigem e mancha branca. CREME PARA MÃOS E PÉS GEL DE BABOSA: Afecções de pele, queimaduras e cabelo. GEL PARA DORES GEL PARA ESPINHAS
Pomadas
CALÊNDULA: Alergias e afecções da pele. COÇA-COÇA: Picadas de insetos, alergias e samas. MILAGROSA: Feridas em geral e cicatrizante. PSORÍASE: Psoríase. RACHADURAS DA PELE: Afecções de pele, queimaduras e cabelo. POMADA 5: Acalma a dor, varicoses, varizes e hemorróidas. POMADA 7: Tendinite, artrite, burcite, reumatismo e LER (lesões por esforços repetitivos).
Sabonetes:
ALFAVACA: Impigem e mancha branca. ALFAZEMA: Limpa e hidrata a pele. AVEIA: Hidratante e embelezador da pele. BABOSA E CONFREI: Coceiras, picadas de insetos e ceborréia. CALÊNDULA: Alergias e afecções da pele. CENOURA E MEL: Nutritivo. SABÃO MEDICINAL: Feridas em geral.
Diversos
BALA DE GENGIBRE: Vias respiratórias, garganta e digestivo. CRISTAIS DE GENGIBRE: Afecções da garganta e rouquidão. MULTI-MISTURA: Pessoas debilitadas e/ou anêmicas. SHAMPOO DE BABOSA: fortalece, revitaliza e dá brilho. SHAMPOO PARA PIOLHO: Coceira e piolho. XAROPE: combate gripes e tosse. BATONS: Rachaduras de lábios, lábios secos e herpes. ÓLEO 6: Dores em geral. ÓLEO 13: Micoses, alergias, feridas, psíorise, sama, rachaduras e pé-de-atleta.
Plantas mais utilizadas
ALCACHOFRA(Cínara solymus): Diurético, elimina ácido úrico, reumatismo, colesterol, aumenta a secreção biliar e é digestivo.
ALECRIM (Rosmarinus officinalis): Melhora a circulação do sangue e gases.
ALFAVACA ANISADA (Ocimum selloi): Tosse, bronquite e azia.
ALFAVACA DE HORTA (Ocimum basilicum): Flatulência e Estomaquica.
ALFAZEMA (Lavanda spica): Anúria, amenorréia, asma, afecções do fígado e baço, nervosismo, dores de cabeça, flatulência e desmaio.
ALHO(Allium sativum): Anti-inflamatório, anti-reumático, anti-gripal, baixa o colesterol e pressão, controla ácido úrico, triglicerídeo e vermífugo.
ARNICA (Wedolia poludosa): Traumatismo, anti-inflamatório e derrame.
ASSA-PEIXE (Veronia polyanthes): Tosse, gripes, elimina cálculos biliares.
BABOSA (Aloe vera): Depurativo, digestivo, purgativo, tônico capilar e regenera a pele.
BALEEIRA (Cordia verbenácea): Anti-inflamatório, reumatismo, artrite e problemas da coluna.
BARDANA (Arctium lappa) : Desintoxicante, depurativo, anti-tumoral, anti-inflamatório e diurético.
BERINGELA (Solanum melongena): Reduz o colesterol, insônia, purifica o sangue.
CALÊNDULA (Calendula officinalis): Ansiedade, cicatrizante, alergias, picadas de insetos e anti-inflamatório.
CARQUEJA (Baccharis trimera): Úlceras, afecções do fígado, má digestão, diurético e depurativo.
CAVALINHA (Equisetum arveuse) : Hipertensão arterial, afecções das vias urinárias e diurético.
CENTELLA ASIÁTICA (Hidrocotyle asiatica) : Ativa a circulação, combate celulite, anti-inflamatório.
CHAPÉU DE COURO (Ecbinodorus macrophyllus) : Anti-reumático, colesterol, baço e hipertensão arterial.
CIDREIRA (Melissa officinales): Calmante, dor de cabeça e gases.
DENTE-DE-LEÃO (Taraxacum officinales) : Diabetes, afecções hepáticas e biliares, depurativo e diurético.
EMBAUBA (Cecropiria holenca): Diurético, baixa a pressão, tônico dos vasos sanguíneos.
ERVA DE SANTA MARIA (Chenopodium ambrosioides): Vermífugo, purgativa, regula o fluxo menstrual, doenças nervosas e digestivas.
ESPINHEIRA SANTA (Maytenus ilicifolia): Cicatrizante de úlceras, feridas, herpes e eczemas.
FEIJÃO ANDU (Cajanus cajan): depurativo do sangue, diurético e inflamação da garganta.
FEL DE ÍNDIO (Vernonia ferruginia): Fígado, vesícula, auxilia a digestão e cura ressaca.
GUACO (Mikania glonuerata): Tosse rebelde, bronquite, febre e reumatismo.
HORTELÃ (Mentha peperita): Bronquites, afecções hepáticas, náuseas e verminoses.
INSULINA (Assis sicyoides): Controla a diabete, previne derrame e anti-inflamatório.
MALVA (Malva silvestris): Inflamação da pele, boca, garganta e dente, tosse, expectorante e bronquite.
MASTRUÇO, MENTRUZ (Epidium sativum): Contusões, reumatismo, tosse, expectorante e bronquite.
PATA DE VACA (Bauhinia candicans): Baixa o colesterol, diabete, insuficiência urinária.
PICÃO (Bidens pilosa): Infecções da bexiga, pedra na vesícula, rins, usada contra icterícia, antibiótico, cicatrizante e diabete.
PRÓPOLIS: Antibiótico, gripes, resfriados, laringite, faringite e bronquite.
RADICHE: Hormônio natural indicado para a menopausa.
SABUGUEIRO (Sambucus nigra): Combate febre, bom para resfriados, gripes e sarampo.
SETE-SANGRIA (Cuphea balsamona) : Depurativo do sangue, tônico do coração, diurético, anti-reumático e emagrecedor.
SUCUPIRA (Bowdichia virgilioides): Depurativo, combate doenças venéreas, inflamação, reumatismo, febres, diabete, hemorróidas, fraqueza do organismo, osteoporose, bom para a pele, manchas, urticárias, feridas, úlceras e doenças do estômago.
TANSAGEM (Plantago sp): Anti-inflamatório, dor de garganta, gengivite, faringite, amigdalite. Eficiente nos gargarejos.
UNHA DE GATO (Uncaria tomentosa): Estimula e fortalece o sistema imunológico, combate alergias, gripes, resfriados e infecções virais. Anti-inflamatório, combate sinusite, renite, amigdalite. Estimula as funções gástricas e hepáticas.
Horários
Todas as Quartas-feiras das 14:00 às 17:30 hs Todas as Quintas-feiras das 08:30 às 11:30 hs
Locais
Salão Paroquial (cozinha e sala). Horto de Plantas Medicinais - Centro Comunitário de Capoeiras*.
* A manutenção e o cultivo do horto das plantas medicinais acontece 1 ou 2 vezes por semana em dias a combinar.
Oração Pedindo Saúde
Senhor, Deus da vida, que criastes as plantas e as ervas com tanta sabedoria e amor, nós vos pedimos a sabedoria e o discernimento, para que usando-as como alimentos e remédios unidos aos frutos da redenção, alcancemos a saúde do corpo e do Espírito, e a alegria de vos louvar, amar e servir sempre melhor.
Nós vos pedimos, Senhor, a saúde para todos aqueles que se encontram doentes e aflitos a fim de que com sua graça possam recompor suas forças para trabalhar com alegria na construção de vosso Reino.
Isto vos pedimos por meio de seu Filho em comunhão com o Espírito Santo.
AMÉM.
Kommentare