Pastoral Vocacional

1. O que é a Pastoral Vocacional?

É um trabalho pastoral da Igreja para orientar o cristão na sua opção vocacional apostólica, mediante uma fé adulta, de tal modo que expresse seu serviço ministerial ou carismático para a Igreja, em qualquer dos estados de vida.

Também evangelizar motivando as pessoas a descobrir, cultivar e acompanhar as vocações específicas: sacerdotais religiosas e vocações leigas, para assumirem serviços específicos nas comunidades. É uma Pastoral que acolhe a todos pela sua vocação primeira: a vida

2)  Como tudo começou?

Tudo começou mais ou menos há 30 anos com Padre Jose Manoel dos Santos (Pe.Maneca)

3) Quais os projetos da Pastoral? - Incentivar e acompanhar as atividades vocacionais; - incentivar, animar e dinamizar a Pastoral Vocacional Paroquial como processo de evangelização; - difundir o trabalho da Paróquia a fim de que muitos ou todos se sintam responsáveis; - fazer um trabalho integrado com todas as pastorais, grupos e movimentos da Paróquia.

4) Cite algumas alegrias desta Pastoral?

- Sentimo-nos alegres em saber que foi ordenado vários sacerdotes nascidos em nossa comunidade, uma religiosa e dois diáconos permanentes e dois que serão futuramente ordenados.

- Pe Vitalino Rodrigues de Lima = ordenado em: 13/12/1992 - Pe. Renaldo Amauri Lopes = ordenado em 30/11/1997 - Pe. Claudinei Niedzwiecki = ordenado em 25/2000 - Irmã Luciane Francisco tornou-se religiosa da Congregação das Irmãs  Beneditinas da Divina Providencia, fazendo seu votos perpétuos em 28/11/1999 - Diáconos Permanentes Celso Nazário e Fernando Povoas ordenaram-se em 16/05/1992. - Pe. Julio ( 2005) - Pe. Jesoaldo Henrique em 14/12/2003 não era da comunidade, mas foi ordenado nesta Paróquia e acolhido pela comunidade.

5. Quais as dificuldades encontradas hoje, na concretização da Pastoral? Uma das grandes dificuldades é encontrar pessoas para agregar esta pastoral. 6. Que mensagem você nos deixa para nossa comunidade? A nossa mensagem é que todas as pessoas sintam-se chamadas à vocação e que todas as pastorais sintam-se responsáveis por este chamado, pois juntos teremos mais força para levar a Palavra de Deus. A mensagem do Evangelho à um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Lc 18,22; Jo 8,12) 7. Quais as datas, horários e local de encontro da Pastoral?

Toda primeira terça feira de cada mês, às 17h30min rezamos o terço vocacional na Matriz diante do Santíssimo; Uma vez ao mês, reunião com o pároco, com data e horário a agendar.