SACRAMENTO DO BATISMO

I.   Encontro de Preparação para o BATISMO – Pais e Padrinhos

a)   A preparação poderá ser feita em qualquer Paróquia.

b)   Em nossa Paróquia, o Encontro é mensal, na segunda terça-feira do mês, das 19h às 22 horas (salvo exceções).

c)   Inscrições:

Local: Secretaria Paroquial

d) Requisitos para a escolha dos PADRINHOS:

• uma só pessoa ou um só casal;

• a intenção de aceitar a incumbência;

• católicos e, quanto possível, participantes da vida eclesial;

• sendo casados, devem ser casados no religioso;

• idade mínima: 16 (dezesseis) anos;

• terem feito a 1a Comunhão e a Crisma;

• terem participado do Encontro de Preparação para o Batismo.

e) No dia do Encontro: trazer a carteira de identidade

f)    A validade do Encontro: 05 (cinco) anos

II.   Celebração do BATISMO

1.   O pedido do BATISMO deverá ser feito pelos PAIS, com antecedência, na Secretaria Paroquial.

2.   Normalmente, os Batizados são realizados em nossa Paróquia no 1º e 3º Domingo de cada mês, tendo início com a Celebração da Missa, às 9h. Hora de chegada: 8h45min.

3.   Documentos necessários para a inscrição:

•    certidão de casamento religioso dos pais; se os pais não forem casados no religioso, precisam marcar um horário para conversar com o Pároco;

•   certidão de casamento religioso dos padrinhos (se forem casados);

•   comprovante (lembrança) da 1ª. Comunhão e da Crisma dos padrinhos;

•   certidão de nascimento da criança;

•   comprovante da participação dos pais e padrinhos no Encontro de Preparação.

4.   A oferta para ocasião da Celebração do Batismo é de R$ 20,00 (vinte reais), para o pagamento da lembrança, da vela e para o Ministro.

5.   Se os pais residem em outra paróquia e desejam batizar em nossa Paróquia, deverão trazer AUTORIZAÇÃO do seu Pároco.

6.   Cinegrafistas e fotógrafos:

É justo e louvável que os pais registrem este momento tão marcante de suas vidas.

É fundamental que os profissionais (fotógrafos, cinegrafistas, etc.) sejam, com antecedência, devidamente instruídos pelo Pároco e sua Equipe sobre como proceder no ambiente celebrativo, durante o rito do Batismo.

Os fotógrafos e cinegrafistas tenham conhecimento da liturgia do Batismo, para exercerem da melhor maneira a sua função. Tenham presentes os momentos mais significativos e atuem com a devida discrição em seu trabalho, cuidando para não desviar a atenção. Saibam as possibilidades e os limites de sua atuação durante a celebração.

Evitem-se as poses, as falsas repetições, as simulações de gestos litúrgicos e tudo o que possa distrair ou desviar a atenção da celebração. Evitem zanzar, distraindo os noivos e a assembléia litúrgica. Que a sua participação seja a mais discreta possível. Evite-se, portanto, deslocamentos desnecessários e freqüentes, interposições entre o ministro e quem será batizado, com seus pais e padrinhos, bem como qualquer posição que constitua obstáculo à comunicação litúrgica.

7.   Para outras informações: Secretaria Paroquial: expediente de segunda-feira 8h às 12h, terça a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h. Sábado, das 08h às 11h. Fone: (48) 3244 0238