São Leopoldo Mandic - 9 de Abril

O santo de hoje foi um herói dos confessionários. Nasceu na Dalmácia (ex-Iugoslávia), no ano de 1866, dentro de uma família croata que o formou bem para a vida com Deus e para o amor aos irmãos.

Foi discernindo sua vocação. E, aos 16 anos, tomou uma decisão: queria servir a Deus promovendo a reconciliação, a reunificação dos cristãos ortodoxos na Igreja Católica. Então, o Espírito Santo o encaminhou para entrar na vida franciscana.

Leopoldo tinha a saúde muito fragilizada e, ao mesmo tempo, aquele desejo de ir para o Oriente e promover a comunhão dos cristãos.

Ingressou na Ordem Franciscana, em 1884; em 1890, já era sacerdote. Seu pedido aos seus superiores era insistente, pedia que o enviasse para a missão de unificação. Porém, dentro do discernimento e de sua debilidade física, ele tinha de obedecer e ir de convento em convento, até que, em 1909, chegou em Pádua, na Itália, no Convento de Santa Cruz.

Esse frade descobriu em cada alma o seu ‘Oriente’. E, por obediência e amor, atendia nos confessionários por horas, sempre em espírito de oração e de abertura aos carismas do Espírito Santo.

Com 76 anos partiu para o Céu. Hoje, intercede por nós.

São Leopoldo Mandic, rogai por nós!